quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alguns conselhos para o Caminho

Para realizar a peregrinação a pé recomenda-se seguir uma série de preceitos para fazer o trajecto o mais acessível possível e chegar a Santiago de Compostela sem bolhas... É necessário utilizar um vestuário folgado e transpirável para evitar roçaduras, sobretudo na parte interna das pernas.

Além disso devemos levar roupa adaptada à climatologia da época em que vamos (impermeável, fato de banho, óculos de sol, calções, t-shirt...). Não esquecer um chapéu para evitar as insolações.

O calçado é fundamental, tem que ser de boa qualidade. Há que utilizar um sapato que dê suporte ao tornozelo, porque os caminhos são irregulares. À parte disso, o sapato deve ser impermeável e transpirável, evitando problemas derivados do suor. Também são importantes as meias, que devem ser próprias para caminhada, sem costuras, e devem levar-se vários pares, pois podem usar-se dois pares de meias por etapa.

Tão importante como o vestuário é a alimentação. No dia anterior à caminhada não se deve tomar uma refeição muito abundante de difícil digestão. É conveniente comer mais açucares que o habitual, em forma de chocolate ou mel. As gorduras devem tomar-se em quantidades pequenas e repetidas. Não é necessário comer proteínas (ovos, carnes, peixe, lácteos) durante o trajecto, mas sim nos momentos de descanso, entretenimento e preparação. As vitaminas são necessárias, obtidas nas frutas frescas e também nos frutos secos, que são também uma boa fonte de energia.

A maior refeição deve ser ao final de cada etapa. Durante o caminho para matar a sede são mais eficazes líquidos quentes, como um caldo ou um chá.

Sem comentários:

Enviar um comentário